A Catuense está de volta a primeira divisão do futebol baiano

25/07/2013 14:19
A tarde do último domingo foi histórica para a Catuense, após 6 anos fora da primeira divisão. A Catuca está de volta a elite do futebol baiano. Depois de ter vencido a primeira partida da semi-final por 3 a 0 sobre o Itabuna, o jogo de volta na cidade de Itabuna não foi tranquilo como se esperava apesar da larga vantagem do Bem-Te-Vi. O time Grapiúna precisando do resultado foi pra cima e a Catuca explorando os espaços deixados pelo adversário que buscava o gol, mas deixava a defesa aberta. O primeiro tempo se encerrou 0 a 0, o que já tinha sido naquela altura um grande passo para carimbar o acesso.

 

 

E veio a segunda etapa que começou eletrizante, e o Itabuna vindo pra cima e a Catuca com a tranquilidade da vantagem tentando administrar a partida. Mas aos 15 minutos no bate rebate na área, a bola sobrou para o atacante Luizinho que chutou fraco no canto e acabou abrindo o placar para o time do Cacau 1 a 0. A partir daí a Catuense se retraiu para não deixar espaços na defesa, e o treinador do Itabuna começou colocar atacantes na partida e pressionou o Bem-Te-Vi que bravamente resistiu a pressão imposta com Jacó e Thiago Sena na frente da boa zaga formada por Anderson e Fabão além de Índio e Nino Recife também na contenção pelas laterais. Com uma defesa bem postada a Catuca evitou que a pressão do adversário traduzisse em gol. E no ataque Bem-Te-Vi muitas chances desperdiçadas como a de Marcos Neves, o volante Thiago Sena chegou mandou um chute de fora da área que foi na trave. Aos 40 minutos o Itabuna já não tinha mais ânimo o torcedor deles começou a deixar o estádio até os 49 quando Arilson Bispo apitou o fim de jogo no Luiz Viana Filho decretando o acesso da Catuense a primeira divisão mesmo sem vencer.

 

 
O técnico Sérgio Odilon exaltou o elenco da Catuca:

Após acesso, técnico da Catuense exalta elenco: 'Grupo de guerreiros'- Montamos um time praticamente em 30 dias. Mesclamos com jogadores experientes como Gil, Marcos Neves e alguns jovens. Em nenhum momento eramos apontados como favoritos, mas conseguimos cumprir esse objetivo. O Grupo é de guerreiros. Nossos jogadores não deixaram de lutar em momento nenhum – disse Odilon, em entrevista ao Bahia Notícias.
O comandante da Catuca agora mira o título do certame, que será decido contra o Galícia.
- Conseguimos o objetivo principal que era o acesso. Agora vamos brigar pelo título – concluiu.
 
 
 

Ao fim do jogo muita emoção por parte da diretoria, o presidente Roberto Pena e a vice-presidente Cida Pena foram as lágrimas por conta do acesso. Os jogadores e comissão técnica estavam em êxtase de alegria assim como a caravana de torcedores que viajaram longos 450 km para  apoiar o time nessa subida. 

 

 
O acesso surpreendeu a muitos por conta do presidente Roberto Pena ter apenas 19 anos, até a ele própio ficou surpreso como afirmou ao jornalista Emanuel Columbari do portal TERRA: 
 
 
“Rapaz, (o acesso) surpreendeu. Eu não esperava chegar onde a gente chegou. Foi uma coisa rápida”, admitiu. “Recebi o time (no fim do ano), formamos a equipe em um mês e vimos que tínhamos competitividade. Deu para a gente perceber então que dava para chegar ao acesso”, completou Betinho.
 
 
 Agora ainda não acabou próxima semana é dia de final na segundona, contra o Galícia. Ainda essa semana a FBF deve confirmar local, horário e data.
 
Enfim, a Catuense voltou parabenizamos a diretoria em nome do presidente Roberto Pena e do patrono do clube Antonio Pena. Parabenizamos o grupo de jogadores que estiveram unidos e engajados no sentido do acesso a série A, assim como a comissão técnica e a Torcida Jovem Catuense e todos os torcedores da Catuca.
 
No segundo semestre, o Catuense disputará a Copa Governador do Estado, de forma a manter o elenco em forma para o Campeonato Baiano de 2014 e a buscar uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do próximo ano. Aí, o jovem presidente irá analisar possíveis contratações e dispensas para que a equipe, vice-campeã baiana em 1983, 1986, 1987 e 2003.
“A gente já se inscreveu e vai manter a equipe. Vamos ter uma base já montada para o campeonato em janeiro”, analisou, ainda sem pensar oficialmente em concorrer à reeleição no fim de 2014. “Por enquanto, penso em ficar. Vamos ver se vai dar, o que vai dar o campeonato”, completou o jovem presidente ao site TERRA.
Catuense.net com Informações do Bahia Notícias e Terra.